Return to: Page Section Navigation

Basileia II

Product - Building

A publicação do Acordo de Basileia II veio reforçar a importância da avaliação e controlo dos riscos no sistema bancário. Com o novo Acordo, as instituições financeiras são encorajadas a identificar, medir e gerir internamente os riscos da sua actividade, permitindo-lhes calcular, com base em modelos internos, o capital necessário para assegurar um nível mínimo de solvabilidade.
 
Os benefícios do novo Acordo incluem um maior rigor na previsão do incumprimento, a aplicação de pricing ajustado ao risco e a redução de encargos operacionais decorrentes da automatização das avaliações de crédito.
No que respeita ao risco de crédito existem diferentes abordagens, sendo no entanto, o método dos ratings internos avançados o que, dada a sua maior precisão e sensibilidade ao risco, permite uma melhor avaliação e controlo do risco de crédito e consequentemente uma maior poupança no volume de capital necessário.
Em linha com a regulamentação e os requisitos de Basileia II, o Grupo EQUIFAX dispõe de metodologias e técnicas estatísticas adequadas, para cálculo e validação dos parâmetros de risco necessários à abordagem dos métodos avançados para a determinação dos requisitos de capital: PD (Probability of Default), LGD (Loss Given Default) e EAD (Exposure at Default).
                                    Expected Loss = PD x LGD x EAD
                                               (€)                  (%)      (%)        (€)
 
A aplicação das melhores práticas em termos da investigação relativa a modelos de risco, a par da informação do Bureau de Crédito constituem, nesta matéria, uma indiscutível mais-valia para a aplicação de processos robustos e consistentes de segmentação da carteira de crédito e cálculo dos parâmetros de risco.
O Grupo EQUIFAX, para além da estimação destes parâmetros, desenvolve e/ou presta assessoria ao processo de validação dos sistemas de notação, de forma a obter a aprovação dos mesmos pela entidade de supervisão.

IRB

O Grupo EQUIFAX disponibiliza ainda, no âmbito de Basileia II:
· Stress testing sobre os parâmetros PD, LGD e EAD
· Utilização dos outputs dos modelos para a definição do pricing das operações de crédito
· Manutenção e seguimento dos modelos desenvolvidos
· Formação e apoio local
 

Porquê a Equifax:

Os serviços e soluções da EQUIFAX evoluem em resposta às crescentes necessidades dos clientes. Enquanto gestor de informação de crédito, a EQUIFAX é líder mundial no fornecimento e desenvolvimento de soluções tecnológicas e analíticas de serviços de informação.

Próximo Passo:

Torne-se um Cliente da Equifax
Telefone 21 030 26 00
Fax 21 030 26 25
servicosanaliticos@equifax.pt

Return to: Page Section Navigation

Return to: Page Section Navigation

Return to: Page Section Navigation